Biografia

Pe. Ricardo Whyte, sacerdote, fundador da Comunidade VoxLumen de Cristo, Cantor, Compositor, Produtor Musical, Radialista e Jornalista.

 

Antes de ingressar na vida religiosa, morou nos Estados Unidos por três anos, onde trabalhou na Embaixada do Brasil em Washington, DC. Regressando, se formou em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso, do Rio de Janeiro. Ao entrar para vida religiosa, estudou Filosofia no "Sagrado" Escola Filosófica dos Franciscanos em Petrópolis. Em seguida, já no Rio, estudou na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento, onde se ordenou diácono. Sua ordenação sacerdotal foi em 13 de maio de 1984. Trabalhou no Rio de Janeiro com os jovens e com a Crisma por 4 anos na Matriz de São Sebastião do Rio de Janeiro na Tijuca – Rio de Janeiro.

 

Em 1989 foi para Armação dos Búzios - RJ, onde começou um trabalho missionário em toda região. Na época, o local era carente de qualquer assistência religiosa, elevou à categoria de Paróquia em 1997, a Igreja de Sant´Anna e Santa Rita de Cássia, no recém formado Município de Armação dos Búzios, sendo então o Primeiro Pároco de Búzios. Começou do zero, formando várias comunidades eclesiais, e hoje, já conta com uma estrutura de 11 comunidades entre Capelas e Igrejas. Fez um trabalho social com os carentes da região, onde várias famílias catalogadas eram atendidas mensalmente. Fundou junto com a Senhora Isis Penido a Primeira Capela dedicada exclusivamente a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, do mundo.

 

Em 1996 fundou o Jornal "Lumen", com distribuição a toda região dos Lagos (Costa do Sol) e também a rádio Lumen, sendo assim o pioneiro em Comunicação na Arquidiocese de Niterói.  Em 1998 como radialista inaugurou o programa de entrevistas “Ondas de Amor” permanecendo até hoje com sucesso, na Rádio Catedral 106,7 FM diariamente, das 8h30 às 9 horas. Também participa do Programa Católico em Foco, na Rádio Ondas 97,7 FM Cabo Frio, todos os sábados das 7h ás 9h, ele está também na Rádio Web VoxLumen (radiovoxlumen.com). 

 

Como cantor e compositor, estudou canto no Conservatório do Rio de Janeiro, teve aulas com a professora Vera do Canto e Melo, impostação e colocação de voz com a renomada professora, Glorinha Bointemiller.  Sendo o primeiro cantor solo de música católica, lançou 7 trabalhos musicais independentes: "Quantas Vezes Eu Bati em Tua Porta ", "Luz Interior", destacando uma adaptação da música americana "Unchained Melody", do filme Ghost, que toca em todas as rádios católicas do país até hoje, "Ondas de Amor", "Livre Como um Pássaro", destacando o sucesso Presença Real ( Noites Traiçoeiras ), “Lumen” , e o remix Aumenta o “Volumen de Cristo Dance – Remix”  e atualmente lançou o “Collection” com músicas dos seus 4 primeiros álbuns.

 

Sempre procurou evangelizar através da música, com sua voz e composições, fazendo shows por todo o país apesar de seu pouco tempo devido das atribuições em sua paroquia e comunidade. Participou de vários grandes eventos como: Show da Rádio Catedral – Rio de Janeiro -  15.000 – Maracanãzinho; Show no Imperator – Rio de Janeiro - 6000 pessoas; 2 Shows no Canecão – Rio de Janeiro - 3000 pessoas; Deus é nossa praia – Búzios – 3000; Celebração de Finados – com Pe. Marcelo Rossi – São Paulo - 60.000. Na época como responsável pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Niterói, criou, no verão de 1999, na Praia do Forte, em Cabo Frio, o Projeto "Deus é nossa praia I", com aproximadamente 20.000 pessoas, em Búzios, no ano 2000, "Deus é nossa praia II", 10.000 pessoas, com a participação de vários cantores e sacerdotes. 

 

No ano de 2002, sentiu-se chamado pelas Novas Comunidades, e fundou a Comunidade Católica VoxLumen de Cristo, no qual hoje tem quatro casas: A Sede – Sítio São Francisco, no Bairro da Rasa em Búzios, onde futuramente será construída o Santuário de Nossa Senhora de Fátima,  uma casa que está em comodato com a Comunidade Maranathá, também na Rasa em Búzios, a Casa de Hospedagem em Cachoeira Paulista em São Paulo e a Casa de Oração e Igreja de Nossa Senhora da Divina Revelação em Campos da Bocaina, São Paulo. Sendo fundador da Comunidade VoxLumen, Deus colocou em seu coração diversas orações, incluindo o Terço da Luz. A Comunidade Voxlumen tem como carisma: “Seja Luz no mundo. ”, sempre respondendo as necessidades da Igreja, tem diversos trabalhos na área da Comunicação Social, Missão e rezar por aqueles que se afastaram da Igreja Católica. 

 

Hoje Pe. Ricardo Whyte deu um novo passo, abdicando da Paróquia de Búzios, depois de 25 anos à frente dela ao qual ajudou a erguê-la, para se dedicar a Comunidade Católica VoxLumen de Cristo, ao qual é fundador e também se dedicando em sua missão através da música. Recentemente lançou uma coletânea com canções de seus 04 primeiros álbuns, está pronto para viajar pelo Brasil celebrando e cantando as maravilhas de Deus.

 

© 2015 por Comunidade Católica VoxLumen de Cristo. 

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-youtube